8 Formas de aproveitar ao máximo seus conteúdos online

Gerar conteúdo online pode ser uma das formas mais efetivas (e baratas) de se aproximar de clientes em potencial. Também pode aumentar os níveis de conversão, trazer mais tráfego para o seu site/loja e te posicionar como expert na sua área, entre outros (diversos) benefícios.

Mas…também pode ser um trabalho cansativo e entediante – especialmente para nós empreendedoras que muitas vezes precisamos lidar com mil tarefas praticamente sozinhas. Criar conteúdo nos toma tempo e energia. E eu sempre que elas se sentem “esgotadas” de ideias ou que não tem nada de interessante para compartilhar.

8 Formas de aproveitar ao máximo seus conteúdos online

Eis a questão: muitas empreendedoras não aproveita o máximo possível do conteúdo que estão criando. Elas podem até criar um post para seu blog/rede social, compartilhar naquele dia, e aí – a menos que viralize – nunca mais compartilha. Essa estratégia não gera os resultados necessários para justificarem o tempo gasto criando o conteúdo. Mas felizmente há muitos muitos modos para aproveitar seu conteúdo…

1. Seja super clara sobre o propósito de cada conteúdo que você criar

Uma das piores coisas que você pode fazer é primeiro olhar o que todo mundo já está publicando e criar algo parecido. A primeira coisa que você deve fazer é determinar o propósito daquele conteúdo. Você quer se posicionar como expert no seu nicho, vender um produto ou conseguir mais clientes? Ter clareza sobre seu propósito é a melhor forma de garantir que você vai obter o máximo de resultado desse conteúdo.

2. Compartilhe, compartilhe e compartilhe seu conteúdo

Parece óbvio, né?

Mas quantas vezes você compartilha seu conteúdo depois da semana que ele foi criado? Se as informações do conteúdo ainda funcionam por um longo período de tempo, ele deve continuar sendo compartilhado enquanto for relevante. Não precisa ser todo dia, mas talvez uma vez por mês.

Você pode fazer da seguinte forma: poste no dia que for criado, no dia seguinte, na próxima semana, no próximo mês e depois pelo menos uma vez a cada três meses.

3. Atualize conteúdos antigos e publique novamente

Tire um tempo para analisar os conteúdos antigos e veja se algum pode ser atualizado. Essa dica é especialmente para conteúdos que já fizeram sucesso. Após atualizá-lo, republique em sua rede social. Coloque uma nota no topo dizendo que esse conteúdo foi recentemente atualizado (para quem já leu anteriormente).

A verdade é que apenas uma fração da sua audiência visualiza todos os conteúdos que você publica. Isso serve especialmente se você posta em redes sociais como o Facebook e Instagram que usam algoritmos que determinam quais conteúdos seu público irá receber.

Essa é uma boa estratégia porque você tem mais chances que conquistar novos seguidores a cada mês. Aqueles novos visitantes não tem ideia do que você compartilhou há um ano, nem há algumas semanas.

4. Aproprie seu conteúdo para novos meios

Sabe aquele post antigo no seu blog que era muito popular? Transforme ele em um e-book ou crie um infográfico. Ou talvez, você pode transforma-lo em um vídeo. É ótimo postar conteúdos semelhantes em canais diferentes.

Conteúdos em formatos diferentes são melhores para diferentes pessoas. Isso aumenta o valor do post para pessoas que aprendem melhor visualmente ou o contrário.

Uma das melhores partes? O conteúdo já foi criado. Você só precisa adaptá-lo para outros formatos, o que é mais fácil do que criar algo totalmente do zero.

5. Transforme conteúdos longos em posts menores

Conteúdos muito longos como e-books e guias podem ser ótimos para atrair leads. Como toma mais tempo para ser criado, é legal ter essa troca para liberá-lo aos leitores. Mas depois de um tempo você vai perceber que o e-book perdeu acessos. Talvez não esteja convertendo tão bem quanto já converteu um dia, ou um novo guia foi criado em seu lugar.

Considere quebrar o guia em uma série de posts ou vídeos. Novamente, uma forma simples de usar conteúdo que já foi criado, e compartilhar em novos canais.

6. Converta uma série de posts em um guia ou e-book

Preste atenção em conteúdos que tenham muita interação, seja por comentários, perguntas ou likes/compartilhamentos nas redes sociais. Esse é o tipo de conteúdo para considerar criar algo maior.

Essa é uma ótima forma de saber que seu conteúdo terá mais sucesso. Se um pedaço menor e menos detalhado causou uma boa impressão, é uma boa razão para saber que um material maior que trabalha melhor áreas que as pessoas tem dúvidas também vai ser popular. É melhor do que gastar muito tempo em algo que você não tem certeza se vai ressoar com a sua audiência.

7. Publique em outros blogs/redes sociais

Se você criou um novo conteúdo que você acha que pode ser publicado em outro lugar, entre em contato e veja o que acham. Se eles decidirem publicar, seu conteúdo ganhará uma nova audiência. Geralmente esses blogs não querem que o conteúdo seja publicado em nenhum outro lugar antes, mas depois de um tempo você pode compartilhar esse conteúdo no seu blog/rede social.

O mesmo pode ser feito com conteúdos antigos. Existem alguns blogs que compartilham conteúdos que já foram publicados antes, vale a pena tentar!

8. Use seu conteúdo mais popular para criar conteúdos novos e relacionados

A verdade é que há alguns temas que podem ser trabalhados em posts, guias, e-books, vídeos e infográficos. Minha opinião é que o melhor conteúdo gera mais interesse – e mais dúvidas – sobre aquele tema, então você pode usar essas dúvidas para criar novos conteúdos correlacionados.

Qual é sua dica favorita para aproveitar ao máximo seus conteúdos?

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