Porque você precisa mais do que apenas um logotipo

Se alguém me falasse exatamente como é empreender sozinha, eu provavelmente não teria embarcado nessa jornada, rs. Comunicação visual tem feito parte da minha vida desde a minha adolescência, mas empreender não foi algo tão simples pra mim.

O que eu aprendi nos últimos anos como empreendedora, é que envolve muito mais do que ser apenas publicitária.

Muitas vezes a empresa demanda que eu seja contadora, gerente de projetos, videomaker, marketeira, atendimento, e a lista parece não ter fim.

Assim como empreender requer muito mais do que o amor que te guiou até ali, sua identidade visual requer muito mais do que só um logotipo.

Mas primeiro, você provavelmente deve estar pensando “Mas eu pensei que logotipo e identidade visual fossem a mesma coisa. Qual a diferença?”. E hoje vou te explicar exatamente as diferenças entre um e outro.

Seu logotipo não é o único ingrediente da sua identidade visual que chama a atenção dos seus clientes ideais. Então o que mais sua identidade visual precisa ter?

1. Uma paleta de cores e fontes que reforçam a personalidade da sua marca

Você pode ter o logotipo mais perfeito do mundo, mas você sabia que as fontes e cores que você está usando podem prejudicar sua marca? Existe uma psicologia por trás de cada decisão que compõem sua identidade visual.

Fontes e cores não são excessões.

2. Elementos que criam uma base de comunicação

Assim que você tiver um logotipo, seus clientes não vão correr atrás de você imediatamente.

Eles provavelmente não sabem que você existe!

Mesmo que você seja muito indicada para potenciais clientes através do boca-a-boca, você precisa de elementos de suporte que vão te ajudar a criar um relacionamento com sua audiência, seja através de um cartão de visitas, presença nas redes sociais, ou um site.

Qualquer detalhe que você use para promover sua marca pode ser o primeiro contato que um cliente ideal tem com você – faça valer a pena!

3. Um site que informe e engaje seus clientes ideais

Se existe um ingrediente muito importante para você focar na sua marca, esse é seu site.

Porque? Seu site é seu funcionário mais engajado, porque ele promove seu negócio 24h por dia, 7 dias por semana. Ninguém mais vai fazer isso por você!

Seu site educa sua audiência sobre o que você pode fazer por eles, mostra seu valor, e como eles podem te contratar.

Ter um site para seu negócio e não apenas promover seu negócio no Facebook ou Instagram vai mostrar para seus potenciais clientes que você está realmente comprometida com seu negócio.

Você está considerando esses elementos na sua identidade visual? Se sim, eles fazem sentido? Comenta aqui embaixo!

Porque o MELHOR tipo de marketing é gratuito

Investir na comunicação ideal para seu negócio é importante. Na verdade, buscar entender a escolha certa de qualquer coisa para seu negócio é importante.

Mas, para muitas empreendedoras, investir em produtos ou serviços para expandir seu negócio nem sempre é possível. É por isso que acreditamos no poder do marketing passivo.

Acreditamos que a melhor forma de marketing pode ser feita através de depoimentos – de clientes atuais, clientes antigos e parceiros – uma prova social de que seus serviços ou produtos valem o investimento.

Seja um depoimento vindo de um cliente satisfeito, ou um voto de confiança de um parceiro – esse conteúdo pode ser usados para melhorar muito o desempenho do seu negócio.

Então, antes de tudo: como receber esses depoimentos? E quando recebê-los, como você pode usá-los no seu negócio da melhor forma?

Primeiro, se pergunte: que tipo de relacionamento eu estou construindo com meus clientes?

Por exemplo:

  • Crie um Guia de Boas-vindas que acompanha seu cliente desde o começo até o final do serviço.
  • Inclua toques pessoais e especiais durante a experiência para mostrar aos seus clientes o quanto eles são importantes.
  • Converse com seus clientes durante o processo para ajudá-los a se sentir apoiados durante toda a experiência.

Quando a experiência termina, o que você pode fazer para coletar depoimentos de seus clientes?

Algumas ideias:

  • Pergunte aos seus clientes sobre a experiência com você. Dessa forma você pode compartilhá-los no seu blog, site, redes sociais, ou em suas newsletters.
  • Envie uma “Pesquisa de Satisfação”. Peça para seus clientes anteriores responderem, para compartilhar sobre suas experiências trabalhando com você. Isso não só vai te dar material para compartilhar, mas também te ajudar a crescer, aprender e refinar seu negócio.

Você também pode encorajar seus clientes a contarem como foi sua experiência publicamente (em suas redes sociais, por exemplo):

  • Ofereça a seus clientes ferramentas para compartilharem. Por exemplo, na Realize oferecemos mockups que eles podem usar para compartilhar em suas redes sociais – além de também contarmos como foi a nossa experiência com eles. Dessa forma, você expõe seu negócio para outros públicos, e potencialmente novos clientes.
  • Peça aos seus clientes diretamente, de forma aberta e honesta. Conte o quanto é importante o “boca-a-boca” para seu negócio – e que amaria se ele compartilhasse sua experiência com amigos e pessoas que poderiam gostar dos seus serviços.
  • Você também pode criar um programa de indicações através do seu negócio. Ofereça um incentivo financeiro para indicações, ou crie um programa de afiliação!

Depoimentos podem ajudar sua empresa a ter credibilidade de uma forma que outros esforços de marketing não fazem, e o melhor de tudo, receber recomendações de seus clientes e parceiros é gratuito. Então, crie uma experiência positiva com seus eles, conquiste esses depoimentos e compartilhe no seu site, redes sociais e em outros lugares que funcionem pra você.

Lembre-se: 92% dos consumidores lêem depoimentos e recomendações quando estão considerando comprar algo – então compartilhá-los pode fazer toda a diferença.

Cler

Cler Desenvolvimento Organizacional

IDENTIDADE VISUAL

A Renata, executiva com mais de 18 anos atuando em RH e Gestão em grandes empresas nacionais e multinacionais inicia uma nova jornada profissional como consultora.

Ela precisava que sua nova marca transmitisse todo o expertise, força e sofisticação dos serviços da Renata, e assim, nasceu a identidade visual da Cler Desenvolvimento Organizacional.

Dra. Melina Erdens

Dra. Melina Erdens

IDENTIDADE VISUAL & CRIAÇÃO DE SITE

A Dra. Melina Erdens precisava de uma identidade visual que traduzisse o trabalho dela como Hematologista de forma delicada e sofisticada, além de um site de fácil navegação para seus pacientes obterem as informações necessárias sobre os atendimentos.

www.dramelinaerdens.com

Alliance Travel

Alliance Travel

IDENTIDADE VISUAL & CRIAÇÃO DE SITE

A Alliance é uma agência de turismo que já está há 20 anos no mercado, e sentiu que a identidade visual já não condizia mais com a empresa. Dessa forma, fizemos um trabalho de redesign de marca e aplicação em todos os materiais gráficos dela, além da criação de um site novo!

www.alliancetur.com.br

You Body&Mind

You Body & Mind

IDENTIDADE VISUAL

As sócias da You Body & Mind queriam criar uma marca para seu espaço de estética que representasse tudo o que elas querem trazer de novo: uma visão completa de saúde física e mental em um só lugar.

Faxina Boa

Faxina Boa

IDENTIDADE VISUAL

A Veronica idealizou o projeto Faxina Boa, que almeja alcançar maior visibilidade e voz para profissionais que realizam serviços historicamente considerados inferiores, em especial o serviço de limpeza residencial executado por faxineiras, diaristas e empregadas domésticas.

Criamos uma identidade visual clean, moderna, mas cheia de personalidade e empoderamento!

Lisiane Melo

Lisiane Melo

IDENTIDADE VISUAL

Lisiane Melo é Terapeuta Criativa e precisava de uma identidade visual que transmitisse sua essência alegre e ao mesmo tempo cheia de facetas e possibilidades, com muito amor e criatividade.

Porque sua história deve fazer parte da sua marca

Com o passar desses 3 anos e mais de 100 mulheres incríveis e criativas que atendi, descobri que toda empreendedora tem algo único e especial para oferecer, e quando elas abraçam suas singularidades, coisas mágicas acontecem: elas começam a trabalhar com propósito e confiança, e melhor ainda, são capazes de construir conexões significativas e duradouras com seus clientes ideais.

Tudo isso é maravilhoso, mas às vezes pode ser um pouco confuso e gerar dúvidas sobre como usar essa ferramenta de forma efetiva, abaixo listei alguns mitos sobre esse tipo de comunicação:

  • Achar que sua história não é especial o suficiente ou que não vale a pena ser compartilhada: Sua história é especial e vale a pena ser compartilhada, sim – simplesmente porque ela é sua, e é única.
  • Acreditar que compartilhar sua história significa compartilhar somente as partes mais difíceis da sua vida: Compartilhar sua história não significa compartilhar somente as “fases difíceis”; apenas significa que você está sendo autêntica. Pense nas suas amizades mais próximas: somente quando compartilhamos abertamente e honestamente nossa história que a amizade se torna mais forte e profunda. A mesma coisa acontece quando você compartilha sua história abertamente no seu negócio. Sua conexão com seus clientes fica muito maior.
  • Acreditar que talvez seja melhor seguir a narrativa que está dando certo para outros empreendedores, ao invés de compartilhar sua história real: Esse mito é o mais perigoso de todos. Quando fazemos o que funciona para outros empreendedores, arriscamos a base do nosso próprio negócio. Como empreendedoras, precisamos abraçar nossa história e nossa visão de vida para crescer de forma sustentável e efetiva.

E agora, quero compartilhar as três razões principais para que sua história – sua personalidade, sua visão e seu propósito – deve fazer parte da sua marca!

  1. Sua história vai te ajudar a criar uma base sólida para seu negócio: quando você sabe porque você começou seu negócio, porque sua empresa é importante, e como você espera mudar o mundo através dela, você consegue tomar decisões mais claras na direção do seu propósito.
  2. Sua história vai te ajudar a se conectar com seu cliente ideal: quando você compartilha sua história com sua audiência – através da sua marca, do seu site ou das suas redes sociais – você pode criar conexões mais significativas. Falar somente: “Me chamo Luiza, e ofereço serviços de comunicação como identidade visual e criação de sites” não ajuda seus clientes a se conectarem com você. Ao invés disso, compartilhar sua história, sentimentos e o propósito por trás do seu negócio é o que vai fazer toda a diferença para eles.
  3. Sua história te dá motivos para seguir em frente quando você se sentir desencorajada. Quando você passa por momentos difíceis na empresa, sua essência vai te ajudar a se manter encorajada e motivada. Empreender nem sempre é fácil, mas quando você tem um propósito te guiando, pode voltar aos trilhos depois de experiências desafiadoras.

5 truques para ser mais produtiva

Quando o assunto é trabalhar sozinha ou manter sua empresa, produtividade é a chave para o sucesso. Normalmente é bem difícil garantir que tudo esteja sendo feito – porque você tem que fazer absolutamente tudo. E quando a quantidade de trabalho aumenta, tudo parece bem mais difícil de acompanhar e manter em ordem.

Já passei por isso também…

Ao invés de lutar contra isso, você pode fazer mudanças que te ajudem a ser mais produtiva. Se você precisa de uma ajuda nesse tema, continue lendo!

1. Levante cedo

Sim…isso ajuda muito. Se você ficar sempre apertando o botão “soneca”, suas manhãs não serão muito produtivas. De modo que quando você levanta cedo, se alonga, medita, se exercita ou escreve no seu “diário” antes mesmo de começar seu dia, isso te ajuda a ter um ótimo começo de dia.

Dica: coloque seu celular em um lugar onde você só consiga alcançar levantando. Isso te ajuda muito a dar aquela primeira despertada assim que acorda, diminuindo as chances de cair na tentação de dormir novamente!

2. Crie uma rotina

Em seguida, procure criar uma rotina que funcione na sua realidade. Isso pode levar um tempinho pra se estabelecer, já que você vai precisar testar várias possibilidades. Independentemente da sua escolha ser trabalhar cedinho ou tarde da noite, se você conseguir estabelecer uma rotina ou um sistema que funcione, vai perceber que vai te ajudar bastante a se manter produtiva.

3. Anote suas tarefas

Um dos maiores “vilões” para quem quer ser produtiva é o pensamento de que vai memorizar tudo o que precisa ser feito naquele dia e nos próximos, e não anotar cada pequena tarefa do dia-a-dia.

Isso faz com que você sinta que está tudo “sob controle” quando você está esquecendo diversas tarefas que podem te motivar a trabalhar mais durante o dia. Eu uso o aplicativo “Todoist” para me organizar diariamente, e hoje em dia existem vários, como o Trello, Google Agendas, planners físicos, enfim! Não deixe de aproveitar essas ferramentas que te ajudarão muito a manter suas tarefas em dia e ainda dão aquela sensação boa de “dar check” toda vez que finalizar uma nova tarefa.

4. Saiba delegar

Tentar fazer tudo sozinha nunca vai funcionar. Mesmo sendo – na maioria das vezes – incrível ter muitas habilidades e saber que você pode fazer sua empresa andar sozinha, não é algo muito prático a se fazer. Na verdade, é completamente o oposto. Você vai perceber que na verdade, trazer ajuda – como alguém para te ajudar na parte mais burocrática, ou no marketing da sua empresa – vai te ajudar muito. Dessa forma, você sabe que um especialista está cuidando da sua área de conhecimento e você pode focar no seu trabalho do dia-a-dia com mais tranquilidade.

5. Descanse durante seu dia

Em um mundo ideal, nós seríamos máquinas capazes de trabalhar por horas e produzir um trabalho maravilhoso a todo minuto. Mas, na realidade, somos o oposto disso. Ficamos cansadas e começamos a ter dificuldade em nos mantermos focadas quando trabalhamos por um período muito longo de tempo. Então, quando começar a ficar difícil de se concentrar, pare tudo e pegue um café, vá tomar um ar e fique um pouco longe do computador, você vai se sentir muito mais produtiva ao voltar!

Gostou das dicas? O que você mais sente que te ajuda a ser mais produtiva no dia-a-dia?