Como empreendedora em um pequeno negócio, você provavelmente não tem recursos para deixar alguém totalmente focado em estratégias de conteúdo ou SEO.
Isso é o que normalmente acontece já que existem tantas outras tarefas a se cumprir ao empreender.
Mas o SEO tende a ser deixado de lado por empreendedores por ser algo muito técnico.
E como várias outras coisas, possui diversos passos e detalhes, o que deixa as pessoas confusas e se perguntando por onde começar.
Quando falo com minhas clientes sobre SEO, elas normalmente me pedem pra dizer exatamente o que devem fazer.
As 3 coisas que você precisa saber sobre SEO
Claro que não podemos resumir as técnicas de SEO em apenas 3 passos, mas aqui está o que eu costumo falar para algumas clientes que perguntam o que devem fazer.
1. Otimize páginas e posts
Comece escrevendo artigos ricos que as pessoas acharão úteis. Não existe otimização que faça um conteúdo fraco ser bem rankeado.
Antes de começar a escrever, faça uma pesquisa de palavras-chave para encontrar quais palavras/frases que as pessoas estão usando quando pesquisam sobre aquele tópico.
Uma forma simples de fazer isso é pesquisar por exemplo: “O que é SEO” e reparar nas sugestões do Google para essas palavras.
Analise os sites que estão nas primeiras posições e como utilizam as frases e palavras em seus artigos.
Ao iniciar o artigo, garanta a inclusão de palavras-chave e variações dessas palavras no seu conteúdo.
Não encha de palavras-chave com a intenção de “enganar” o Google porque seu texto ficará estranho e o mecanismo de indexação do Google consegue perceber o que você está fazendo.
Palavras-chave e variações devem aparecer em títulos, destaques, subtítulos e na URL.
Esses elementos podem ser lidos pelos mecanismos de busca e eles irão ajudar a indicar sobre o que seu conteúdo se trata.
O conteúdo deve ter no mínimo 300 palavras.
Existem excessões, mas eu acho que em geral é difícil responder perguntas em um texto menor que esse.
Use ferramentas de SEO no seu site para otimizar seus posts.
Aqui no Luiza Tomasuolo Blog, usamos o plugin Yoast SEO para otimizar nosso site. Com ele você pode otimizar títulos e metadescrições. É provavelmente o melhor plugin que exite. Ao criar sites no Realize Studio, já adicionamos esse plugin e o entregamos pronto para uso.
2. Construa backlinks de qualidade
Backlink é um link que outro site coloca direcionando ao seu site. E porque isso é importante?
O Google e outros sites de pesquisa usam os backlinks para determinar a relevância e autoridade de um site.
Se você escrever um post completo sobre “iluminação para fotografia” e vários fotógrafos/blogueiros linkarem seu post em algum artigo deles sobre iluminação para fotografia, eles estão dizendo ao Google que seu post é completo e relevante.
Quando for construir backlinks, o ponto chave é qualidade.
É comum que algumas pessoas comprem apontamentos para seu site para ‘enganar’ o Google e rankear seu site, mas o Google já sabe disso, e agora penaliza esses sites.
Então, qual é a melhor forma de gerar apontamentos de links para seu site?
Posts de colaboração (guest posts), ter seu trabalho publicado em blogs relevantes e com grandes audiências e sempre escrever conteúdo de qualidade são ótimas formas de começar.
3. Estrutura do site
Uma parte importante para a otimização do site é criar uma ótima experiência para o usuário.
Se alguém cai no seu site e não acha nada, provavelmente irá sair logo em seguida. Os mecanismos de busca percebem essa falta de engajamento.
Criar uma experiência melhor significa organizar seu site de uma forma que faça sentido.
Muito disso tem a ver com como você organiza os links no seu site. Você pode criar um link interno (link de uma página para outra) indicando para mecanismos de busca (e pessoas) que as páginas se co-relacionam.
O menu deve incluir apenas as páginas principais do seu site, onde à partir delas o usuário irá encontrar outras.
Se você tem um blog, não pire com as categorias e tags.
Idealmente, cada categoria deve ter uma quantidade parecida de posts. Qualquer categoria que tenha apenas 1-2 posts deve ter seu conteúdo transferido para outra e removida.
Ocasionalmente, é interessante fazer um teste e ver como as pessoas usam seu site.
Peça a um amigo para visitar seu site e ver se acha fácil encontrar alguma página, post ou tópico. Se for realmente complicado para ele, provavelmente é complicado para os mecanismos de busca também.
São só 3 coisas mesmo?
Se eu tivesse que resumir SEO em três partes, eu diria que é uma combinação de escrever um ótimo conteúdo, construir backlinks de qualidade e organizar seu site de forma que faça sentido.
Prestar atenção nessas três coisas é uma ótima forma de começar para alguém que tem tempo limitado para dedicar à search engine optimization.
Mas não existe mágica quando falamos de SEO.
Vai levar um tempo e trabalho para rankear seu site de forma consistente para as palavras-chave que você quer. E eu sou bem cética com quem fala outra coisa.
Se você quer criar um site incrível com todas essas etapas bem pensadas, fale conosco e chegaremos ao melhor resultado pra você!
E você, qual sua maior dificuldade quando o assunto é SEO?
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