Porque o MELHOR tipo de marketing é gratuito

Investir na comunicação ideal para seu negócio é importante. Na verdade, buscar entender a escolha certa de qualquer coisa para seu negócio é importante.

Mas, para muitas empreendedoras, investir em produtos ou serviços para expandir seu negócio nem sempre é possível. É por isso que acreditamos no poder do marketing passivo.

Acreditamos que a melhor forma de marketing pode ser feita através de depoimentos – de clientes atuais, clientes antigos e parceiros – uma prova social de que seus serviços ou produtos valem o investimento.

Seja um depoimento vindo de um cliente satisfeito, ou um voto de confiança de um parceiro – esse conteúdo pode ser usados para melhorar muito o desempenho do seu negócio.

Então, antes de tudo: como receber esses depoimentos? E quando recebê-los, como você pode usá-los no seu negócio da melhor forma?

Primeiro, se pergunte: que tipo de relacionamento eu estou construindo com meus clientes?

Por exemplo:

  • Crie um Guia de Boas-vindas que acompanha seu cliente desde o começo até o final do serviço.
  • Inclua toques pessoais e especiais durante a experiência para mostrar aos seus clientes o quanto eles são importantes.
  • Converse com seus clientes durante o processo para ajudá-los a se sentir apoiados durante toda a experiência.

Quando a experiência termina, o que você pode fazer para coletar depoimentos de seus clientes?

Algumas ideias:

  • Pergunte aos seus clientes sobre a experiência com você. Dessa forma você pode compartilhá-los no seu blog, site, redes sociais, ou em suas newsletters.
  • Envie uma “Pesquisa de Satisfação”. Peça para seus clientes anteriores responderem, para compartilhar sobre suas experiências trabalhando com você. Isso não só vai te dar material para compartilhar, mas também te ajudar a crescer, aprender e refinar seu negócio.

Você também pode encorajar seus clientes a contarem como foi sua experiência publicamente (em suas redes sociais, por exemplo):

  • Ofereça a seus clientes ferramentas para compartilharem. Por exemplo, na Realize oferecemos mockups que eles podem usar para compartilhar em suas redes sociais – além de também contarmos como foi a nossa experiência com eles. Dessa forma, você expõe seu negócio para outros públicos, e potencialmente novos clientes.
  • Peça aos seus clientes diretamente, de forma aberta e honesta. Conte o quanto é importante o “boca-a-boca” para seu negócio – e que amaria se ele compartilhasse sua experiência com amigos e pessoas que poderiam gostar dos seus serviços.
  • Você também pode criar um programa de indicações através do seu negócio. Ofereça um incentivo financeiro para indicações, ou crie um programa de afiliação!

Depoimentos podem ajudar sua empresa a ter credibilidade de uma forma que outros esforços de marketing não fazem, e o melhor de tudo, receber recomendações de seus clientes e parceiros é gratuito. Então, crie uma experiência positiva com seus eles, conquiste esses depoimentos e compartilhe no seu site, redes sociais e em outros lugares que funcionem pra você.

Lembre-se: 92% dos consumidores lêem depoimentos e recomendações quando estão considerando comprar algo – então compartilhá-los pode fazer toda a diferença.

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