Porque você precisa mais do que apenas um logotipo

Se alguém me falasse exatamente como é empreender sozinha, eu provavelmente não teria embarcado nessa jornada, rs. Comunicação visual tem feito parte da minha vida desde a minha adolescência, mas empreender não foi algo tão simples pra mim.

O que eu aprendi nos últimos anos como empreendedora, é que envolve muito mais do que ser apenas publicitária.

Muitas vezes a empresa demanda que eu seja contadora, gerente de projetos, videomaker, marketeira, atendimento, e a lista parece não ter fim.

Assim como empreender requer muito mais do que o amor que te guiou até ali, sua identidade visual requer muito mais do que só um logotipo.

Mas primeiro, você provavelmente deve estar pensando “Mas eu pensei que logotipo e identidade visual fossem a mesma coisa. Qual a diferença?”. E hoje vou te explicar exatamente as diferenças entre um e outro.

Seu logotipo não é o único ingrediente da sua identidade visual que chama a atenção dos seus clientes ideais. Então o que mais sua identidade visual precisa ter?

1. Uma paleta de cores e fontes que reforçam a personalidade da sua marca

Você pode ter o logotipo mais perfeito do mundo, mas você sabia que as fontes e cores que você está usando podem prejudicar sua marca? Existe uma psicologia por trás de cada decisão que compõem sua identidade visual.

Fontes e cores não são excessões.

2. Elementos que criam uma base de comunicação

Assim que você tiver um logotipo, seus clientes não vão correr atrás de você imediatamente.

Eles provavelmente não sabem que você existe!

Mesmo que você seja muito indicada para potenciais clientes através do boca-a-boca, você precisa de elementos de suporte que vão te ajudar a criar um relacionamento com sua audiência, seja através de um cartão de visitas, presença nas redes sociais, ou um site.

Qualquer detalhe que você use para promover sua marca pode ser o primeiro contato que um cliente ideal tem com você – faça valer a pena!

3. Um site que informe e engaje seus clientes ideais

Se existe um ingrediente muito importante para você focar na sua marca, esse é seu site.

Porque? Seu site é seu funcionário mais engajado, porque ele promove seu negócio 24h por dia, 7 dias por semana. Ninguém mais vai fazer isso por você!

Seu site educa sua audiência sobre o que você pode fazer por eles, mostra seu valor, e como eles podem te contratar.

Ter um site para seu negócio e não apenas promover seu negócio no Facebook ou Instagram vai mostrar para seus potenciais clientes que você está realmente comprometida com seu negócio.

Você está considerando esses elementos na sua identidade visual? Se sim, eles fazem sentido? Comenta aqui embaixo!

Porque o MELHOR tipo de marketing é gratuito

Investir na comunicação ideal para seu negócio é importante. Na verdade, buscar entender a escolha certa de qualquer coisa para seu negócio é importante.

Mas, para muitas empreendedoras, investir em produtos ou serviços para expandir seu negócio nem sempre é possível. É por isso que acreditamos no poder do marketing passivo.

Acreditamos que a melhor forma de marketing pode ser feita através de depoimentos – de clientes atuais, clientes antigos e parceiros – uma prova social de que seus serviços ou produtos valem o investimento.

Seja um depoimento vindo de um cliente satisfeito, ou um voto de confiança de um parceiro – esse conteúdo pode ser usados para melhorar muito o desempenho do seu negócio.

Então, antes de tudo: como receber esses depoimentos? E quando recebê-los, como você pode usá-los no seu negócio da melhor forma?

Primeiro, se pergunte: que tipo de relacionamento eu estou construindo com meus clientes?

Por exemplo:

  • Crie um Guia de Boas-vindas que acompanha seu cliente desde o começo até o final do serviço.
  • Inclua toques pessoais e especiais durante a experiência para mostrar aos seus clientes o quanto eles são importantes.
  • Converse com seus clientes durante o processo para ajudá-los a se sentir apoiados durante toda a experiência.

Quando a experiência termina, o que você pode fazer para coletar depoimentos de seus clientes?

Algumas ideias:

  • Pergunte aos seus clientes sobre a experiência com você. Dessa forma você pode compartilhá-los no seu blog, site, redes sociais, ou em suas newsletters.
  • Envie uma “Pesquisa de Satisfação”. Peça para seus clientes anteriores responderem, para compartilhar sobre suas experiências trabalhando com você. Isso não só vai te dar material para compartilhar, mas também te ajudar a crescer, aprender e refinar seu negócio.

Você também pode encorajar seus clientes a contarem como foi sua experiência publicamente (em suas redes sociais, por exemplo):

  • Ofereça a seus clientes ferramentas para compartilharem. Por exemplo, na Realize oferecemos mockups que eles podem usar para compartilhar em suas redes sociais – além de também contarmos como foi a nossa experiência com eles. Dessa forma, você expõe seu negócio para outros públicos, e potencialmente novos clientes.
  • Peça aos seus clientes diretamente, de forma aberta e honesta. Conte o quanto é importante o “boca-a-boca” para seu negócio – e que amaria se ele compartilhasse sua experiência com amigos e pessoas que poderiam gostar dos seus serviços.
  • Você também pode criar um programa de indicações através do seu negócio. Ofereça um incentivo financeiro para indicações, ou crie um programa de afiliação!

Depoimentos podem ajudar sua empresa a ter credibilidade de uma forma que outros esforços de marketing não fazem, e o melhor de tudo, receber recomendações de seus clientes e parceiros é gratuito. Então, crie uma experiência positiva com seus eles, conquiste esses depoimentos e compartilhe no seu site, redes sociais e em outros lugares que funcionem pra você.

Lembre-se: 92% dos consumidores lêem depoimentos e recomendações quando estão considerando comprar algo – então compartilhá-los pode fazer toda a diferença.