Com o passar desses 3 anos e mais de 100 mulheres incríveis e criativas que atendi, descobri que toda empreendedora tem algo único e especial para oferecer, e quando elas abraçam suas singularidades, coisas mágicas acontecem: elas começam a trabalhar com propósito e confiança, e melhor ainda, são capazes de construir conexões significativas e duradouras com seus clientes ideais.
Tudo isso é maravilhoso, mas às vezes pode ser um pouco confuso e gerar dúvidas sobre como usar essa ferramenta de forma efetiva, abaixo listei alguns mitos sobre esse tipo de comunicação:
- Achar que sua história não é especial o suficiente ou que não vale a pena ser compartilhada: Sua história é especial e vale a pena ser compartilhada, sim – simplesmente porque ela é sua, e é única.
- Acreditar que compartilhar sua história significa compartilhar somente as partes mais difíceis da sua vida: Compartilhar sua história não significa compartilhar somente as “fases difíceis”; apenas significa que você está sendo autêntica. Pense nas suas amizades mais próximas: somente quando compartilhamos abertamente e honestamente nossa história que a amizade se torna mais forte e profunda. A mesma coisa acontece quando você compartilha sua história abertamente no seu negócio. Sua conexão com seus clientes fica muito maior.
- Acreditar que talvez seja melhor seguir a narrativa que está dando certo para outros empreendedores, ao invés de compartilhar sua história real: Esse mito é o mais perigoso de todos. Quando fazemos o que funciona para outros empreendedores, arriscamos a base do nosso próprio negócio. Como empreendedoras, precisamos abraçar nossa história e nossa visão de vida para crescer de forma sustentável e efetiva.
E agora, quero compartilhar as três razões principais para que sua história – sua personalidade, sua visão e seu propósito – deve fazer parte da sua marca!
- Sua história vai te ajudar a criar uma base sólida para seu negócio: quando você sabe porque você começou seu negócio, porque sua empresa é importante, e como você espera mudar o mundo através dela, você consegue tomar decisões mais claras na direção do seu propósito.
- Sua história vai te ajudar a se conectar com seu cliente ideal: quando você compartilha sua história com sua audiência – através da sua marca, do seu site ou das suas redes sociais – você pode criar conexões mais significativas. Falar somente: “Me chamo Luiza, e ofereço serviços de comunicação como identidade visual e criação de sites” não ajuda seus clientes a se conectarem com você. Ao invés disso, compartilhar sua história, sentimentos e o propósito por trás do seu negócio é o que vai fazer toda a diferença para eles.
- Sua história te dá motivos para seguir em frente quando você se sentir desencorajada. Quando você passa por momentos difíceis na empresa, sua essência vai te ajudar a se manter encorajada e motivada. Empreender nem sempre é fácil, mas quando você tem um propósito te guiando, pode voltar aos trilhos depois de experiências desafiadoras.
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